PREFEITURA LEVA VACINA CONTRA A COVID PARA IDOSOS DAS ILHAS DE BARCARENA NO DOMICÍLIO

Como parte do plano de vacinação contra a Covid-19, a prefeitura de Barcarena leva a vacina contra o coronavírus, para idosos que moram nas ilhas do município. Pela distância das muitas localidades ribeirinhas, de lancha, equipes da Secretaria de Saúde – Semusb, acompanham os Agentes Comunitários de Saúde – ACS de casa em casa.

Na manhã desta quarta-feira, 24, foi a vez dos idosos com 70 anos completos ou mais, da Ilha Arapiranga receberem a primeira dose do imunizante. “Trabalhamos com a vacinação em ponto fixo na UBS do Arapiranga para aqueles idosos que moram mais próximo. Aqueles mais distantes, nossa equipe leva a vacina de barco até a casa. A distância é grande, mas estamos vacinando”, explica a técnica de enfermagem Carla Santana.

A identificação dos idosos é feita através do cadastro levantado pela Unidade Básica de Saúde, detalha a Agente Comunitária de Saúde Ana Cristina. “A gente consegue saber quantos idosos tem na nossa localidade, além da idade permitida para vacinar, através da UBS. Como é difícil para os idosos irem até a cidade, nós recebemos a equipe a acompanhamos de casa em casa esse trabalho”.

A dona Ana Tereza, de 91 anos, estava esperando ansiosa o dia de se vacinar. Ela ficou muito feliz do imunizante chegar até a localidade dela. “Estava contando os dias para me vacinar e graças a Deus a vacina veio para mim. Só tenho que agradecer a todos que vieram de tão distante. Agora me sinto mais protegida”, disse agradecida.

Conforme remessas de vacina chegarem ao município de Barcarena, de acordo com o plano estadual de vacinação, a prefeitura levará vacina tanto para a faixa etária permitida na cidade, quanto nas ilhas e estradas.

Foto: Rafael San/ASCOM - PMB