ABRIL AZUL: AÇÃO ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE O AUTISMO


ABRIL AZUL: AÇÃO ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE O AUTISMO
ABRIL AZUL: AÇÃO ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE O AUTISMO

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Saúde - Semusb, iniciou no Centro Especializado em Reabilitação - CER, as atividades educativas do Abril Azul, programação dedicada à conscientização sobre o Autismo. Equipes multiprofissionais realizam abordagens a motoristas em pontos estratégicos da Vila dos Cabanos.

"Nós fazemos a chamada parada da conscientização, onde entregamos aos motoristas nossos folderes, explicando os sinais do autismo e o trabalho do CER nesta causa", explica a diretora interina do Centro Especializado em Reabilitação  - CER, Ynari Mota.

O mototaxista José Belarmino foi abordado pela equipe, recebeu as orientações, e aprovou o trabalho. "Muito importante essa ação que estão fazendo, pois é uma forma de explicar pra gente do que se trata o autismo, pois muita gente precisa saber. Parabéns", disse.

O AUTISMO - O Transtorno do Espectro Autista  - TEA, ou autismo, é um transtorno global do desenvolvimento que se apresenta nos primeiros anos de vida e persiste até a vida adulta. Os sinais podem ser percebidos pela ampla dificuldade de promover uma interação social, dificuldade com linguagem e até mesmo um comportamento mais repetitivo.

O CER, localizado na Rua Eduardo Angelim, na Vila dos Cabanos, realiza acompanhamento com autistas, de maneira física e intelectual. O Centro recebe os usuários através das Unidades Básicas de Saúde, que podem ser procuradas ao perceber os sinais do autismo.