Nesta sexta-feira (9), é celebrado o Dia Nacional da Biblioteca. Em " /> Nesta sexta-feira (9), é celebrado o Dia Nacional da Biblioteca. Em " /> Nesta sexta-feira (9), é celebrado o Dia Nacional da Biblioteca. Em " />

BIBLIOTECA DE BARCARENA FORTALECE PROJETOS DURANTE A PANDEMIA

Nesta sexta-feira (9), é celebrado o Dia Nacional da Biblioteca. Em Barcarena, a população conta com os serviços e projetos da Biblioteca Pública Dr. Firmo Cardoso, localizada na sede do município, que tem mais de 50 anos de história na difusão do conhecimento. Mantido pela Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o espaço foi reformado, ampliado e reaberto em novembro de 2018.

“Com a pandemia do coronavírus, assim como o mundo inteiro, a instituição precisou se reinventar para continuar colaborando com o desenvolvimento social e educacional de Barcarena”, disse o titular da Secult, José Oscar. Ao longo de 2020, o espaço foi utilizado para realizar o cadastro da Lei Aldir Blanc no município, além de passar por adequações para seguir os protocolos sanitários contra a covid-19.

A grande novidade deste ano é o projeto “Meu Pequeno Leitor”, que incentiva o hábito da leitura e da produção textual entre alunos, pais e responsáveis de Barcarena. “Os pais relatam que os livros trabalhados no projeto têm sido tema das conversas diárias, abrangendo toda a família. Esse era um ponto do projeto, o engajamento familiar diante do momento delicado em que todos estão passando com a pandemia”, explicou Dalcely Saraiva, professora de Letras e responsável pela iniciativa.

Além disso, em parceria com a Ong Recode e a Tocalivros, em breve a Prefeitura lançará a Biblioteca Digital, que vai atender os usuários que não podem visitar a biblioteca física, principalmente neste período de crise sanitária. “A plataforma vai disponibilizar mais de seis mil títulos de livros, divididos em audiolivros e ebooks, que poderão ser acessados pelo site ou pelo aplicativo”, contou a bibliotecária da Firmo Cardoso, Kuézia Apolaro.

A Biblioteca Municipal também disponibiliza uma plataforma de cursos gratuitos de tecnologia, que podem ser realizados em casa, pelo celular ou computador. Mais informações, basta entrar em contato com a Firmo Cardoso, de forma presencial ou pelo Facebook da instituição.

Com tantas histórias e atividades, a Firmo Cardoso se consolidou como um espaço de conhecimento, memória e afeto. A estudante Alice Meireles, de 20 anos, é concurseira e afirma que a Biblioteca tem sido fundamental no caminho da aprovação. “Encontrei a maioria dos livros que preciso e ainda posso usar a internet sempre que necessário. E ainda tem os funcionários, que são sempre muito atenciosos com a gente”, contou.

Histórico – Em 2019, com menos de um ano após a reinauguração, a Firmo Cardoso foi classificada entre as 10 melhores bibliotecas do Brasil, segundo levantamento da ONG Recode. No mesmo ano, a instituição também conquistou o primeiro lugar no ranking estadual de bibliotecas, realizado pela Fundação Cultural do Pará.

Climatizado e com capacidade para atender, simultaneamente, até 75 pessoas, o espaço possui laboratório de informática, salão de leitura, bicicletário e área recreativa. A Firmo Cardoso está localizada na Rua da Matriz, S/N, bairro Centro, em Barcarena-Sede. Em função da pandemia do coronavírus, o funcionamento está reduzido: de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.