BARCARENA SE DESPEDE DE WANDICK GUTIERREZ COM EMOÇÃO


BARCARENA SE DESPEDE DE WANDICK GUTIERREZ COM EMOÇÃO
BARCARENA SE DESPEDE DE WANDICK GUTIERREZ COM EMOÇÃO

A prefeitura de Barcarena e a Câmara de Vereadores prestaram homenagens póstumas ao ex-prefeito da cidade, Wandick Gutierrez, na manhã desta segunda-feira (3). Na frente da sede do governo municipal, o prefeito Antônio Carlos Vilaça entregou a bandeira do município e flores como gesto de gratidão aos representantes da família do político que morreu aos 92 anos, no último sábado. A rápida cerimônia foi marcada pela emoção. Todos os que acompanharam o ato fúnebre ficaram comovidos na hora da despedida. “Gutierrez foi um dos políticos mais importantes de Barcarena”, disse Vilaça.    

As homenagens ao ex-prefeito começaram pela Câmara de Vereadores, onde estiveram presentes em uma sessão especial o prefeito Antônio Carlos Vilaça, o vice Paulo Alcântara, secretários, integrantes do legislativo municipal e o deputado estadual Renato Ogawa. Familiares e amigos do ex-prefeito também participaram da sessão presidida pelo presidente da Casa, o vereador Thiago Rodrigues. "Barcarena perde um grande líder", disse o presidente. A homenagem dos vereadores da Câmara durou pouco mais de uma hora e foi aberta ao público.   

Na ocasião, o prefeito Antônio Carlos Vilaça disse que Gutierrez foi um homem de bom coração, que sempre procurou ajudar as pessoas, e que foi "um grande amigo". "Onde ele estiver, vai estar olhando por nós", disse Vilaça, ao dirigir palavras de consolo à família do falecido. O vice-prefeito Paulo Alcântara disse que Gutierrez deixou bons exemplos. "Ele sempre me orientava, dava conselhos e mostrava caminhos", lembrou Alcântara.

O deputado estadual Renato Ogawa expressou emoção ao falar do ex-prefeito de Barcarena. "Difícil encontrar palavras nesse momento de profunda tristeza", disse. "Minha história política está inserida na vida de seu Gutierrez". O deputado lembrou a liderança do político e finalizou com palavras de consolo aos familiares de Gutierrez. "Seu nome está imortalizado por tudo o que fez por Barcarena", enfatizou Ogawa.

VEREADORES - Durante a sessão especial desta segunda-feira (3), o presidente da Câmara de Barcarena, Thiago Rodrigues, informou que Wandick Gutierrez teve três mandatos de vereador, dois como prefeito e um como vice-prefeito do município. "Barcarena perde um grande líder", disse o presidente. Ele também recordou os momentos em que teve a oportunidade de estar perto do ex-prefeito. “A cada nova conversa, um novo aprendizado”, afirmou o Thiago. “Ele ajudou a construir não somente a história política, mas ajudou também a construir essa cidade”.

Todos os vereadores presentes na sessão se manifestaram sobre a figura de Wandick Gutierrez. O vereador Junior Ogawa destacou os gestos de amizade praticados pelo ex-prefeito. O vereador Kokinha disse que Gutierrez foi importante para muitas famílias, inclusive para a dele. Luiz Tavares disse que o ex-prefeito viveu intensamente. “Ele nunca teve medo de ser ousado”, destacou Tavares. Já o novato Júnior Cravo disse que a história do veterano Gutierrez lhe serve de base política. O vereador Luiz Leão disse que Wandick “não era só um político, mas era um grande homem”.      

Bruno Martins lembrou que o ex-prefeito gostava de viver a política. “Era o combustível que dava força para ele se expressar”. Rozilda Ribeiro refletiu que a morte não encerra uma vida. “A matéria vai, mas o legado fica”, disse ela. Pastor Alves destacou a simplicidade de Gutierrez. “Ele sempre nos dava conselhos”, afirmou. Já o vereador Abaeté disse que era grato ao ex-prefeito pela a ajuda que deu a tanta gente. “Ele foi o esteio de famílias”, afirmou. Lúcia Nascimento lamentou a morte e lembrou que Gutierrez fez muitas obras em Vila do Conde.

Franklin Costa disse que o ex-prefeito foi um vencedor nessa vida; e Wilson da Cedab considerou as “obras de bondade” feitas pelo ex-gestor. Depois da sessão, a urna com o corpo de Wandick Gutirrez foi conduzida até o carro dos bombeiros para o início do cortejo fúnebre. Sob aplausos, a viatura parou na frente da sede da prefeitura onde recebeu a última homenagem antes de seguir para o sepultamento no cemitério municipal, na Rodovia da Integração. O prefeito Antônio Carlos Vilaça decretou luto oficial de três dias em homenagem à memória de Wandick Gutierrez, considerado um dos últimos nomes da política tradicional de Barcarena.