Gestão transparente de Barcarena recebe prêmio do TCM


Gestão transparente de Barcarena recebe prêmio do TCM
Gestão transparente de Barcarena recebe prêmio do TCM

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, recebeu na manhã desta segunda-feira (11) o Selo Verde Gestor Transparente 2017 e o troféu do Prêmio Sebrae Gestor Transparente por ter cumprido 100% do Termo de Ajustamento de Gestão - TAG da Transparência 2017.

O prêmio foi concedido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), a 85 prefeitos e 60 presidentes de câmaras municipais. A solenidade foi realizada no auditório do TCM. A Câmara Municipal de Barcarena tambémestava entre as premiadas.

Os TAGs (Termos de Ajustamento de Gestão) foram assinados por prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, com vistas ao cumprimento das exigências da Lei de Acesso à Informação (LAI) e da Lei Complementar n.º 131/09. Ao fazer a consolidação dos dados, o Tribunal verificou que houve um avanço no cumprimento da LAI, pois dos 144 municípios paraenses, 85 prefeituras e 60 câmaras municipais conseguiram cumprir 100% do TAG da Transparência.

O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, destacou que essa premiação é o resultado de uma gestão planejada. “Governo transparente significa que é um governo limpo, sem problema, e que caminhando no rumo certo. Trabalhamos com planejamento já pensando lá na frente. Com essa crise toda, se não tiver planejamento, o governo não anda. Estamos no segundo mandato, com uma equipe combinada com a gestão. Fazemos um trabalho integrado e com transparência. Dinheiro de governo tem que gastar de forma série e correta, com planejamento e transparência. Basta gastar o que recebe, gastar o que tem. Assim o governo caminha. É o que estamos fazendo em Barcarena, usando de forma correta o dinheiro do povo”

Sobre a atuação da Câmara Municipal, também premiada pelo TCM, Antônio Carlos Vilaça elogiou a conduta do presidente Tiago Rodrigues. “Ele segue a mesma linha da seriedade. O Tiago Rodrigues é uma pessoa dinâmica, e centrada na responsabilidade da gestão pública”, destacou.

O TAG da Transparência é realizado em conjunto com a Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (FACICON-UFPA), em parceria com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União e com apoio do Observatório Social de Belém, através do “Projeto de Extensão Portais da Transparência dos Municípios Paraenses: O Cenário Atual”, e, ainda, pelo Ministério Público Federal (Ranking Nacional da Transparência), que avaliou o grau de cumprimento de dispositivos da LAI, no Pará.