PREFEITURA VAI LEVAR BARCA FLOR AO ARAPARI

Em 2018, a Prefeitura de Barcarena vai ampliar o projeto “Barca Flor – Plantando sonhos. Colhendo dignidade”, desenvolvido pelas Secretarias de Assistência Social (Semas) e de Agricultura (Semagri) a partir da iniciativa da Coordenadoria Municipal de Política para Mulheres. Nesta segunda fase, mulheres acompanhadas pelos serviços de assistência social do CRAS Arapari poderão participar do projeto, que terá duração de quatro a seis meses. Até o final deste ano, os CRAS São Francisco e Vila do Conde também serão contemplados com o Barca Flor.

A turma do projeto piloto, realizado no ano passado, foi desligada em dezembro, mas as mulheres continuam sendo monitoradas pela Coordenadoria. Com o incentivo, as participantes puderam ser inseridas no mercado de trabalho e, assim, conquistar renda própria. Elas já têm espaço garantido na feira do produtor rural, às quartas, sextas e sábados.

Segundo a coordenadora Tânia Oliveira, a seleção vai ser mais criteriosa no sentido de que as participantes já tenham um quintal que não precise de custos adicionais. “Além disso, é necessário que a interessada esteja sem renda e tenha habilidade para plantar hortaliças, ervas medicinais, e plantas ornamentais e frutíferas. No projeto, elas vão aprender todas as técnicas, além de noções de cooperativa e associação, e vão poder descobrir em qual têm mais habilidade”, explica.

Mais do que empoderar mulheres para que sejam autônomas e possam reconstruir projetos de vida, o Barca Flor afirma que ações como esta são possíveis quando o desejo de viver melhor deixa de ser sonho e passa a ser realidade.