REDE DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES GANHA FORÇA EM BARCARENA

Agentes municipais do sistema de garantia de direitos estão mais uma vez em sala de aula para aperfeiçoarem o atendimento direcionado a crianças e adolescentes do município de Barcarena. Marcelo Nascimento ministra o tema “Sistema de garantia de direitos: Papel dos conselhos no sistema”. O palestrante é Consultor de Direitos Humanos, e tem experiência como Conselheiro Tutelar e Coordenador Geral da Política de Fortalecimento de Conselhos do Governo Federal.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA, Francinéa Dias, explica que a capacitação está prevista no plano de ação do Conselho e é financiada pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA. “Nossa perspectiva é fortalecer as ações do no que se refere a gestão do fundo e potencializar o monitoramento e avaliação dos projetos financiados, realizar campanhas de captação de recursos para o FIA (Fundação para Infância e Adolescência) e potencializar o sistema de garantia de direitos”, contou.

Conselheiros Tutelares, servidores públicos, Conselheiros de direitos e representantes de entidades sociais marcam presença. Para o consultor, outros municípios deviam seguir o exemplo de Barcarena: “Temos uma integração muito bacana, porque aqui temos uma formação com boa parte do poder público local e de organizações da sociedade civil. Você percebe que tem um conselho forte, atuante, e isso é muito importante, todos os municípios deviam ser assim”, elogiou.

O objetivo principal da formação é ativar a intersetorialidade do sistema. “Que eles possam ter este olhar, que a criança passa por todos no município e que a garantia da proteção integral só se dá com o reconhecimento de que nós todos somos responsáveis por zelar e proteger nossas crianças e adolescentes”, avaliou Marcelo.

Para Simone Macedo, Coordenadora do Creas, o momento está produzindo importantes reflexões sobre os avanços na área da infância e juventude no Brasil. “O consultor relata a nossa feliz realidade em Barcarena, e isso nos motiva cada vez mais buscar a excelência no desempenho de nossas atribuições no cotidiano do nosso fazer profissional”

A capacitação segue até amanhã, dia 30.