GRITO DE CARNAVAL: BARCARENA ABRE PROGRAMAÇÕES COM EVENTO PARA A TERCEIRA IDADE

“Neste carnaval vista-se de respeito para promoção de direitos”. Com este tema, a prefeitura levanta a bandeira do respeito no primeiro grito de carnaval, através do Baile da Terceira Idade, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, nesta sexta-feira, dia 2, de 9h às 12h, no ginásio Poliesportivo. Quem puxa a folia são os idosos!

O tradicional Baile de Carnaval de Idosos vai ganhar um brilho a mais esse ano. Além dos veteranos foliões do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras, a prefeitura estende o convite a todo o público idoso do município e suas famílias. “Promover o lazer, a integração e a socialização entre os usuários do serviço e a comunidade está entre os nossos objetivos”, esclarece Bianca Nascimento, responsável pela organização do evento.

Juliena Nobre, secretária Municipal de Assistência Social, conta que a Semas está somando a extensa programação de carnaval organizada pela prefeitura, através de temas que são debatidos ao longo do ano. “Nós somos promotores de direitos, mas como falar de direitos sem antes falar de respeito? ”, questiona. “Englobamos todas as campanhas de promoção e de proteção aos direitos, através de um tema único, então através desse tema iremos trabalhar a proteção ao idoso, a crianças e ao adolescente, a mulher...”, explicou.

Além da terceira idade, o público infantil também vai poder pular carnaval com garantia de proteção e respeito. O Baile infantil acontece no próximo dia 9, às 16h, no ginásio Poliesportivo. Para as crianças a prefeitura vai garantir atrações como o Bloco Kids, a bandinha da Semed (Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Social) Educando na Folia, Batuqueiros Reciclando Sonhos, do Cras Arapari, além de muita diversão nos brinquedos infláveis e delícias como algodão doce, pipoca e cachorro quente. Para cada evento haverá um subtema. “Respeito de verdade é cuidar e respeitar a terceira idade”, para o Baile dos Idosos e “Respeito: Melhor herança no cuidado e valorização da infância”, para o Baile Infantil.

A Semas participa ainda de uma Blitz, junto ao Demutran e à Semade (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), no dia 11, na Praia do Caripi. O objetivo é alertar sobre cuidados no trânsito, meio ambiente e direitos. “A culminância será na grande festa de rua “Bica Grande”, que move milhares de pessoas para as ruas de Barcarena. Nós também estaremos lá, levando informação sobre respeito à diversidade e conscientizando com entrega de bótons que levam símbolos das nossas campanhas sociais que falam do combate ao trabalho infantil, ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente e da violência contra a mulher”, contou Bianca.

Os eventos marcam a retomada do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que atendem crianças, adolescentes, jovens e idosos em vulnerabilidades sociais. Não fique de fora!