AÇÕES DA PREFEITURA CHEGAM À COMUNIDADE DO BURAJUBA

Até a próxima quarta-feira (7), sempre de 8 às 12h, moradores da comunidade do Burajuba terão acesso a atendimento médico oferecido pela Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) e Hydro. A ação, que começou nesta segunda-feira, visa assistir às famílias que foram prejudicadas pela contaminação da água atestada em laudo laboratorial. Dois clínicos e uma pediatra estão disponíveis na unidade montada no centro comunitário da localidade.

As principais queixas da comunidade são casos de vômito e diarreia, e as famílias acreditam que a água esteja influenciando na saúde da população. “Lá em casa estamos todos com os mesmos sintomas há duas semanas, eu, meu marido e os dois filhos. Vir até o centro comunitário para nos atender está sendo ótimo porque doente ninguém consegue sair de casa”, disse a moradora Jéssica dos Santos, que também consultou os filhos.

“Lá em casa usávamos água de poço antes de receber os galões de água da Prefeitura. Por isso tenho sentido muita dor no estômago. Muito boa essa iniciativa porque já vou sair com os remédios”, disse a dona de casa Ana Paula Pinheiro, que mora há nove anos no Burajuba.

Vacinas e aferição de pressão arterial também estão sendo ofertados para as famílias, que já saem da consulta com os medicamentos solicitados pelos médicos. Os remédios que, eventualmente, não estiverem disponíveis na farmácia móvel, serão entregues posteriormente pela Semusb. Nos dias 8, 9 e 10 a ação será realizada na comunidade Vila Nova, com clínicos e pediatra, também pela parte da manhã.