PREFEITURA PROMOVE CAMPANHA SAÚDE NAS ESCOLAS

Prevenir doenças por meio da orientação é o principal objetivo do programa Saúde na Escola, promovido pela Prefeitura de Barcarena por meio das Secretarias de Saúde e Educação (Semusb e Semed), que seguem na realização de ação nas escolas da rede municipal de ensino informando os adolescentes sobre a importância da vacina contra o HPV. Cerca de 14 mil estudantes em 35 escolas deverão ser imunizados.

A vacinação contra o HPV aos adolescentes está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e é destinada a meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos de idade. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual. Na segunda-feira (26), a ação foi realizada na Escola Maria Rosângela. Na oportunidade, foram ministradas 62 doses da vacina.

De acordo com a enfermeira Amanda Negrão, coordenadora do Programa Saúde da Mulher da Semusb, a vacina do HPV é uma forma de prevenção e conscientização de adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente. “A intenção é que, antes que iniciem suas atividades sexuais, estejam imunizados aos tipos de HPV oncogênicos, que causam câncer. Esse meio que o Ministério da Saúde utilizou é justamente para que, no ato da vacina, possamos orientar esse adolescente sobre o uso do preservativo, o que é HPV, e formas de transmissão na relação sexual”, explica.

O HPV (papiloma vírus humano) é uma infecção sexualmente transmissível provocada por vírus que atacam as mucosas. Existem mais de 200 variações do vírus, a maioria está associada a lesões benignas, como o aparecimento de verrugas, que podem ser clinicamente removidas.