PREFEITURA COMEMORA SUPERAÇÃO DE METAS E PREMIA OS DESTAQUES DO MARÇO LILÁS

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semusb, premiou na manhã desta sexta-feira (20) as equipes que se destacaram durante o projeto “Em Busca de Marias”, desenvolvido no Março Lilás. Este ano, 31 equipes foram formadas para conscientizar as mulheres acerca da prevenção do câncer do colo de útero e de mama.

O vice-prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, representou o prefeito Vilaça no encontro e destacou a atuação das equipes. Ele lembrou da evolução da saúde pública em Barcarena nos últimos anos, enfatizando o compromisso de todos. “Esse trabalho merece aplausos pelo esforço e dedicação das equipes. Barcarena tinha uma saúde precária há pelo menos oito anos. Agora, com o empenho de todos, é referência estadual”, destacou Paulo Alcântara.

O programa “Em Busca de Marias”, foi criado para alcançar metas, com objetivos definidos e organizados. Segundo a secretária municipal de saúde, Eugênia Teles, para daqui a sete ou oito anos a prefeitura consiga erradicar o câncer de colo do útero e de mama no município. “É um desafio muito grande, mas não é impossível”, enfatizou.

Em 2017, no Março Lilás, a meta da Atenção Básica da prefeitura era realizar 1.700 exames preventivos e realizou 1.800. Este ano, ultrapassou a meta inicial de 2.500 exames, e realizou 3.552 coletas de PCCU.
Além dos preventivos, 300 mamografias extras também foram realizadas durante o Março Lilás, além de 450 testes rápidos de hepatites B e C, HIV e Sífilis, e mais de 730 aplicações de vacina contra o HPV. Cerca de 5 mil mulheres participaram das atividades coletivas, como palestras e atividades físicas, durante a campanha deste ano.

O Programa de Saúde Bucal da Semusb, direcionado a atender principalmente as mulheres com a campanha “Sorriso das Marias”, também ultrapassou metas. Foram realizadas 845 escovações supervisionadas, sendo 78 a média mensal.