A Prefeitura de Barcarena iniciou a campanha de vacinação contra a brucelose, doença infecciosa que atinge bovinos, caprinos e ovinos, e que também pode ser transmitida para humanos.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). Alunos da Escola de Ensino Tecnológico acompanharam as atividades no campo.
O Dia de Campo ocorreu em uma fazenda localizada no ramal da Alça Viária, onde cerca de 50 estudantes observaram o manejo sanitário durante o início da Campanha de Vacinação contra a Brucelose em bovídeos.
A brucelose é causada por uma bactéria que afeta animais e seres humanos, podendo provocar abortos e, em alguns casos, infertilidade permanente ou temporária.
A vacinação é destinada a fêmeas com idade entre 3 e 8 meses. A previsão é imunizar 120 bezerras bovinas e bubalinas nesta primeira etapa da campanha.
Além da vacinação, os alunos também acompanharam práticas de manejo e conheceram a ambiência da criação de outras espécies, como caprinos, ovinos, equinos, suínos e aves.
“Com a participação desses alunos, buscamos ampliar o conhecimento técnico e incentivar novas possibilidades no mercado de trabalho futuro”, destacou o secretário da Semagri, Edson Cardoso.
A Secretaria Municipal de Agricultura disponibilizou equipes para a busca ativa de criadores e animais, além da assistência técnica e operacional necessárias à vacinação.




















