A ONU News repercutiu a visita da comitiva internacional a Barcarena durante a COP 30 e classificou as obras realizadas pela prefeitura como referência mundial em adaptação climática. Entre os destaques estão as escolas, como a nova Escola Naura Gouvêa, no Piramanha, que a comitiva conheceu de perto e que conta com arquitetura moderna, climatizada, geração de energia solar e sistema de abastecimento de água potável.
Segundo a publicação, a unidade ribeirinha visitada oferece proteção às crianças contra eventos extremos, como enchentes e processos de erosão. “O município se destaca como exemplo de ação local para implementar metas debatidas na COP”, informou a agência de notícias da ONU.
O diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres, Kamal Kishore, integrou a comitiva e afirmou que a escola do Piramanha é “uma luz guia capaz de inspirar esforços de adaptação em outras escolas do Brasil e do mundo”.
A cobertura sobre a visita de representantes das agências da ONU ao município foi distribuída em pelo menos oito idiomas: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Urdu, Kiswahili, Hindi e Mandarim. Além de texto e fotos, a ONU produziu um vídeo especial mostrando o trabalho da comitiva em Barcarena, com entrevistas do ministro das Cidades, Jader Filho, e do próprio Kamal Kishore.














