A Prefeitura de Barcarena, por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Trabalho e Emprego (Semute), viabilizou, nesta quarta-feira (11), a visita técnica dos alunos do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos à Usina de Energia Solar do município. No local, a turma conheceu as características do projeto e tirou dúvidas sobre o funcionamento do sistema.
O estudante Oleci Duarte ficou satisfeito com a experiência e impressionado com as instalações da usina. “Nunca trabalhei nessa área, é meu primeiro contato, e estou aproveitando a oportunidade para adquirir mais conhecimentos”, afirmou.
Orientados pelo professor José Guilherme Azevedo e acompanhados pela coordenadora de Qualificação Profissional da Semute, Emanuela Braga, os alunos puderam ver de perto como funciona o sistema que abastece mais de 80 escolas de Barcarena. A usina, inaugurada em 2023, é a primeira unidade pública de geração fotovoltaica do Pará.
Os visitantes estão na fase final do curso, oferecido pelo Senai em parceria com a Prefeitura de Barcarena. “Os alunos são muito dedicados e demonstram vontade de aprender e realizar”, ressaltou o professor João. Cerca de 30 estudantes devem receber seus certificados de conclusão no início de julho.