De segunda a sexta de 08:00 às 14:00          Av. Cronje da Silveira, 438 – 68445-000          (91) 99165-1391

BARCARENA GANHA MAIS UM CERTIFICADO INTERNACIONAL

0
A prefeitura de Barcarena conquistou um certificado de organizações internacionais pela conclusão do Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa, que foi elaborado por servidores do município. O documento foi apresentado durante cerimônia no auditório da recém-inaugurada escola Checralla Salim Khayat.
A certificação foi entregue pelo diretor-executivo da Associação Brasileira de Município, Eduardo Pereira, ao prefeito Renato Ogawa e à vice-prefeita Cristina Vilaça. Acompanharam a cerimônia, os vereadores da cidade, além de secretários e servidores municipais.
“Barcarena é uma das cidades brasileiras que mais avançou no inventário da emissão de gases de efeito estufa no município, que viabiliza fazer um plano local de ação climática”, disse Eduardo. Com isso, “a prefeitura e a população podem pensar em executar ações para diminuir a emissão de gases de efeito estufa”.
O inventário de Barcarena mostrou que 90% das emissões de gases do efeito estufa são oriundas da atividade industrial, sobretudo, as empresas que queimam óleo combustível na produção de energia. A busca por energia mais limpa é a alternativa para mitigar a emissão de gases na atmosfera e, assim, garantir equilíbrio climático.
“Barcarena é uma das poucas cidades brasileiras que vem já aderindo, integrando e respirando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, esses 17 objetivos que são totalmente integrados com o combate às mudanças climáticas”, disse Hélinah Cardoso, diretora regional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia nas Américas.
Além de Eduardo Pereira e Hélinah Cardoso, participaram da cerimônia de certificação de Barcarena Michelle Ferreti, fundadora e codiretora do Instituto Alziras; Stephanie Horel, oficial de Programas da Delegação da União Europeia no Brasil; Luiz Gustavo Pinto, analista de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI SAMS; e Sandino Lamarca, consultor para a Estratégia Nacional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia
DESAFIOS – O prefeito Renato Ogawa e a vice-prefeita Cristina Vilaça agradeceram a presença dos parceiros e manifestaram a vontade de fazer mais para diminuir os impactos das mudanças climáticas na vida dos barcarenenses. “Esse reconhecimento é importante porque é a conclusão de um trabalho que a gente realiza no município, é mais uma etapa que a gente vence nesse nosso compromisso, não apenas com as agendas climáticas, com os pactos globais assumidos, mas também principalmente com a nossa população”, disse Cristina.
O prefeito Renato Ogawa disse que Barcarena faz a sua parte na busca pela sustentabilidade e pela diminuição dos impactos das mudanças climáticas na vida dos barcarenenses. Disse ainda que o município tem muitos desafios pela frente. “Eu acredito que o município tem dado os passos certos na direção certa e a gente vai continuar. Um passo que tem que ser dado e que é importantíssimo é a participação da sociedade. O município tem que se posicionar, mas tem que contar com o apoio de todos os moradores”, afirmou o prefeito.
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade