A Prefeitura de Barcarena divulgou nesta quarta-feira (10) informações importantes sobre os preparativos para o Festival do Abacaxi 2025, que ocorrerá de 25 a 28 de setembro, no Ecoparque do Cafezal. O prefeito Renato Ogawa e o secretário municipal de Cultura e Turismo, José Oscar Vergolino, reuniram-se com um grupo de comunicadores para anunciar as novidades da maior festa cultural da cidade.
O prefeito destacou que o Festival do Abacaxi conta com patrocínios significativos de empresas privadas, o que reduz os investimentos públicos diretos no evento. A meta da gestão é tornar o festival 100% patrocinado futuramente. Neste ano, para otimizar os serviços e diminuir custos, o estacionamento será operado por uma empresa e passará a ser pago — com exceção da quinta-feira gospel, quando a taxa não será cobrada. Como de costume, o “Buzão do Abacaxi” oferecerá transporte público gratuito a partir do terminal rodoviário de Barcarena-Sede.
Outra novidade de 2025 é o novo esquema de segurança e controle de acesso, que será testado durante o evento. A prefeitura lançará um canal via WhatsApp para cadastro dos visitantes. Quem se cadastrar poderá testar esse novo sistema e concorrer a uma foto com um dos artistas da noite. O número de telefone será divulgado nesta quinta-feira, 11 de setembro. A medida visa reforçar a segurança e o conforto do público, além de melhorar o planejamento do evento.
A entrada para os shows será gratuita. Na quinta-feira, dia 25, a programação abre com Aline Barros e Thalles. Na sexta-feira (26), sobem ao palco Malifoo, Nattan, o DJ Alok e a banda Jota Quest. No sábado (27), será a vez de Pedro Sampaio, Léo Santana, Gustavo Mioto e Liu. O encerramento, no domingo (28), terá Belo, Henry Freitas, Mumuzinho e Viviane Batidão.
Neste último dia, os portões abrirão ao meio-dia para o “Carnívoros”, experiência gastronômica com 10 horas de open food. Serão 18 estações de churrasco com cortes nobres preparados por chefs reconhecidos nacionalmente.
“Teremos um grande festival, feito com muito cuidado, carinho e zelo para que a população tenha orgulho”, afirmou o prefeito Renato Ogawa.