A campanha do mês da conscientização e prevenção aos acidentes de trabalho, o movimento Abril Verde, que alerta a sociedade para práticas de segurança no ambiente de trabalho, foi encerrada na manhã da última quinta-feira (02) com a participação de dezenas de servidores, no complexo de saúde de Vila do Conde.
O movimento foi uma realização da prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Saúde (Semusb), e teve como tema: “Blitz educativa: todos pela segurança do paciente, mãos limpas e adorno zero”.
A ação também contou com dinâmicas no intuito de orientar e esclarecer acerca do tema, com materiais desenvolvidos pelo Núcleo Municipal de Qualidade e Segurança do Paciente (NMQSP). As dinâmicas foram quiz fato ou fake, caixa da verdade, lavatóriomóvel educativo móvel.
“A campanha alcançou um número elevado de servidores, e teve por objetivo promover a pratica de higienização das mãos, com a intenção e prevenir e controlar, as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Visando à segurança do paciente, dos profissionais de saúde e de todos aqueles que estão envolvidos nos cuidados aos pacientes, além de garantir o cumprimento das normas estabelecidas pela NR – 32 e dos protocolos de segurança do paciente e do trabalhador”, reforçou a coordenadora do NMQSP, Maysa Oda.
Durante todo o mês abril foram realizadas conscientizações nas seguintes unidades de saúde, tais como, no hospital municipal Wandick Gutierrez, hospital e maternidade Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves (HMARAN), na Upa 24h, UBS Imobiliária, UBS Laranjal, UBS Fluvial, CER II e no complexo municipal de saúde de Vila do Conde.