De segunda a sexta de 08:00 às 14:00          Av. Cronje da Silveira, 438 – 68445-000          (91) 99165-1391

COMEÇA O MARÇO LILÁS: MÊS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

0
A abertura do Março Lilás 2024 em Barcarena ocorreu no Hospital e Maternidade Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves – HMARAN, com uma roda de conversa entre usuárias do serviço. Teve palestras de orientação com intuito de incentivar a busca pelo auto cuidado desde a Atenção Primária, na prevenção da saúde dessas mulheres até a média e alta complexidade com intervenções cirúrgicas etc.
O Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero. Além de alertar sobre o tema, a campanha também busca ajudar a enfrentar a doença, que atinge mais de 17 mil mulheres no Brasil por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
“É o terceiro tipo de câncer mais frequente entre a população feminina no país. O principal fator de risco é a infecção pelo HVP, o Papilomavírus Humano”, relata a diretora do HMARAN, Lucileide Batista.
A realização do PPCU é um exame primário de grande importância no rastreio do câncer de colo uterino. A campanha traz um alerta à população sobre a importância do auto cuidado, diagnóstico e tratamento precoce.
Enquanto na recepção do HMARAN, olhares atentos para as informações e dicas valiosas repassadas em palestra educativa pela Enfermeira Rosely Prestes; dentro do consultório, mulheres recebem atendimento especializado com o cirurgião ginecológico; Dr Ewaldo Oliveira.
As Coletas de PCCU podem ser realizados diariamente nas Unidades Básicas de Saúde mais próxima de sua casa. Ao término do mês de março as unidades continuarão de portas abertas para recebê-las. Faça seu preventivo!
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade