A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semute) e em parceria com entidades do setor produtivo, concluiu o Curso de Processamento de Frutas com uma amostra dos produtos desenvolvidos durante o período de formação. Em duas semanas, os participantes aprenderam a produzir doces variados e conservas de vegetais (picles).
A capacitação foi ministrada pela engenheira de alimentos Elêda Xavier, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Segundo ela, o curso teve como objetivo combater o desperdício de alimentos, promover o reaproveitamento de frutas e vegetais e gerar oportunidades de renda para pequenos produtores.
“Utilizamos vegetais para a produção de picles, abacaxis com aparência menos atrativa, mas ainda próprios para o consumo, para fazer doce em calda, além do excedente de goiaba que virou goiabada. Assim, evitamos o desperdício, criamos novos produtos e oferecemos alternativas alimentares que também geram renda”, explicou.
A participante Aldeleide Botelho, conhecida como Teca, aprovou a iniciativa. “Nessas duas semanas, aprendemos muita coisa. Às vezes, temos alimentos em casa que estragam por falta de conhecimento sobre como reaproveitá-los. Agora sabemos transformar isso em oportunidade de renda”, disse.
O prefeito Renato Ogawa participou do encerramento do curso, parabenizou os concluintes e incentivou a busca contínua por conhecimento. Durante a degustação dos produtos, ele destacou a importância do Fundo Acreditar — programa municipal de microcrédito — como alternativa para quem deseja empreender em Barcarena.