De segunda a sexta de 08:00 às 14:00          Av. Cronje da Silveira, 438 – 68445-000          (91) 99165-1391

DIA HISTÓRICO PARA O MUNICÍPIO: FOI INAUGURADO O 1º TERMINAL DE GÁS NATURAL DA AMAZÔNIA EM BARCARENA

0
Barcarena segue pioneira no desenvolvimento de grandes projetos na região e marca o início do processo de transição energética na Amazônia, com a inauguração do primeiro terminal de gás natural liquefeito (GNL) do norte do Brasil. O empreendimento da empresa New Fortress Energy está instalado na área portuária de Vila do Conde.
Autoridades do estado e do país, entre elas o governador Helder Barbalho e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foram recebidas no município pelo prefeito Renato Ogawa e pela vice-prefeita Cristina Vilaça e participaram da cerimônia de inauguração do terminal de gás, ao lado de outros convidados especiais.
O GNL será importado e armazenado no navio-usina da empresa atracado por 25 anos no porto da CDP. Na enorme embarcação, ocorrerá o processo de regaseificação do GNL para gás natural, que será distribuído pela empresa Gás do Pará aos clientes industriais como a Hydro.
O ministro Alexandre Silveira destacou a importância da descarbonização das empresas que vão poder agora usar o gás natural. “Hoje o Pará abre as portas para mais uma fonte energética imprescindível para a descarbonização do planeta e, efetivamente, de forma concreta, melhorar a qualidade vida do povo”, disse Silveira.
VANTAGENS – O governador Helder Barbalho saudou, de modo especial, os barcarenenses pelo acontecimento no município e destacou as vantagens do uso do gás natural. “Esta energia não é apenas para indústrias”, disse Helder. “Estaremos, no momento seguinte, levando esta energia para gás veicular”.
O governador completou: “Portanto, veículos podendo ser abastecidos a gás, o que representa uma redução no custo do combustível, seja para um veículo particular, seja na tarifa de ônibus, no transporte coletivo, como também para energia domiciliar, que pesa no bolso das pessoas”, defendeu ele.
OPORTUNIDADES – O prefeito Renato Ogawa ressaltou que o terminal de gás natural representa novas oportunidades para negócios e trabalho para o município. “A gente quer festejar no dia de hoje. Com essa inauguração, começamos a sonhar com uma nova matriz econômica, que favorece a indústria, mas também a vida do cidadão”, disse. “O estado do Pará ganha, Barcarena ganha e a Amazônia ganha junto. Parabéns a todos os envolvidos”, finalizou o prefeito.
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade