O campeonato paraense de Xadrez foi a atração deste domingo(30) em Barcarena. A competição, promovida pela Federação Paraense de Xadrez, teve o apoio da prefeitura de Barcarena, por meio das Secretarias de Esporte e de Agricultura.
Barcarena recebeu os melhores enxadristas do Pará, alguns com títulos nacionais, além de árbitro da Confederação Brasileira. Ao todo, a competição reuniu 46 jogadores, e por ser a sede, Barcarena contou com 20 participantes.
O secretário de Esporte, Pedro Moura, destacou a crescente de enxadristas no município. “Existe um projeto de formação de enxadristas na Biblioteca Firmo Cardoso. Ganhou força e hoje temos jogadores em nível de competição. Foi através desse projeto que surgiu a ideia de trazer o campeonato paraense para Barcarena, pelo segundo ano seguido”, disse o titular da Semjel. Neste domingo, o torneio foi realizado no Complexo Comercial de Barcarena-sede. O titular da Semagri, Edson Anilo, recepcionou os participantes.
O campeonato foi disputado na modalidade rápida, onde o enxadrista tem 30 minutos para concluir uma jogada. A organização do evento foi muito elogiada por quem veio de outro município. Ricardo Virgolino, pai de um enxadrista, que veio de Bragança diz que foi prazerosa a vinda em Barcarena. “O espaço dos jogos muito lindo, aliás fiquei impressionado com o que vi aqui. Além de praças incríveis e belas escolas, a cidade é muito futurista”, elogiou.
Resultados:
CAMPEÃO: Emerson Veiga
VICE-CAMPEÃO: Marcelo Dantas
3° LUGAR: Yan Luth
MELHOR BARCARENENSE: Cleudiomar Lopes
MELHOR SUB-18: Reinaldo Rêgo
MELHOR SUB-10: Pedro Duarte
MELHOR FEMININO: Débora Monteiro
MELHOR SENIOR: Antônio Lázaro