PREFEITURA DE BARCARENA RECEBE RELATÓRIO DE MAPEAMENTO DE RISCO GEOLÓGICO

A apresentação foi realizada na manhã desta quarta-feira (17), no auditório da Subprefeitura de Barcarena por representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) que mostraram os resultados das pesquisas feitas pelo órgão federal ligado ao Ministério de Minas e Energia, na avaliação de risco geológico em áreas do município. O estudo solicitado pela prefeitura teve a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico – Semade e da Defesa Civil do município.
A secretária da SEMADE, Juliana Nobre, falou sobre a importância desse mapeamento. “Essa equipe faz todo o estudo técnico e de posse desses estudos, desses instrumentos técnicos, o gestor municipal passa a ter mais segurança na tomada de decisões mais assertivas no que diz respeito ao ordenamento territorial”.
“Na questão do aterro sanitário, por exemplo, teremos mais segurança, com embasamento técnico, científico e jurídico, porque esse é um problema muito sério que precisamos superar para avançar na nossa agenda de sustentabilidade e resiliência”, continuou.
“O problema do resíduo sólido tem sido um desafio para as cidades e nós, em Barcarena, estamos fazendo o nosso dever de casa para encontrar uma área apta do ponto de vista da segurança ambiental, entre outros critérios, então o município só tem a ganhar”, explicou a secretária.