O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Unicef apresentaram, nesta semana, dois projetos que vão contribuir para a Educação de Barcarena. As iniciativas envolvem a participação de professores, estudantes e famílias, com o objetivo de fortalecer o ensino e garantir mais qualidade na aprendizagem.
A procuradora do Trabalho Rejane de Barros Meireles Alves, do MPT, explicou o funcionamento do projeto Resgate à Infância, que consiste em um conjunto de ações voltadas à promoção de debates nas escolas de ensino fundamental (4º e 5º anos).
O projeto tratará dos direitos da criança e do adolescente, com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente. Por meio de oficinas, os profissionais da educação serão capacitados e sensibilizados para abordar o tema em sala de aula.
“A ideia é que os educadores capacitados atuem como multiplicadores, levando os temas para a sala de aula e promovendo eventos e ações que ampliem o debate na comunidade escolar”, divulgou o MPT.
Unicef – No encontro formativo dos professores, também foi apresentado o projeto do Unicef “Água, Saneamento e Higiene na Escola”, que busca melhorar as condições de saneamento nas escolas públicas localizadas em áreas rurais e ribeirinhas.
A especialista em Água, Saneamento e Higiene do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Aylla Silveira, apresentou a iniciativa desenvolvida pelo Unicef em parceria estratégica com a empresa Aegea e com apoio institucional da Prefeitura de Barcarena.
O edital para adesão das escolas municipais e estaduais situadas em áreas rurais será publicado no site da Prefeitura de Barcarena (www.barcarena.pa.gov.br) no dia 19 de março de 2025, e as inscrições permanecerão abertas até as 23h59 do dia 1º de abril de 2025.