TRABALHADORES DA SAÚDE MAIS CAPACITADOS

Aconteceu em Barcarena nesta sexta-feira, 15, a Capacitação em Segurança do Paciente, Controle de infecções relacionadas a Assistência a Saúde e Hemovigilância. Foi ministrada pela equipe do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária – SESPA e durou quatro dias. O momento contou com a presença da secretária Milvea Carneiro.
O público alvo foi as equipes de saúde dos municípios do 6° Centro Regional de Saúde, do qual Barcarena faz parte. Foram capacitados 60 servidores, dentre eles a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária, enfermeiros, médicos, diretoras de departamentos e diretoras dos Hospitais Municipais e UPA 24h.
O objetivo foi o fortalecimento das ações e atuação dos Centros Regionais de Saúde e VISAS municipais do Estado do Pará. O município de Barcarena, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semusb, está implantando o Núcleo Municipal de Qualidade e Segurança do Paciente.
Ele tem como objetivo assegurar a qualidade e a segurança ao usuário que recebe a prestação de serviço através da padronização dos protocolos de assistência à saúde e do monitoramento dos resultados por meio de indicadores sempre em busca da eficiência, eficácia e efetividade dos processos.
Vale ressaltar que entre os 144 municípios do Estado do Pará, Barcarena será o segundo a aderir e implantar um Núcleo Municipal.