A inauguração da Usina da Paz de Barcarena marcou o início de um novo ciclo de oportunidades para os moradores do município. O projeto social vai oferecer mais de 70 serviços nas áreas de educação, saúde, esporte, arte e cidadania. As inscrições para os cursos começam nesta terça-feira (16).
O governador Helder Barbalho comemorou a entrega da 19ª Usina da Paz no estado. Ele agradeceu a parceria com a Prefeitura de Barcarena, que cedeu o terreno para a construção, e à empresa Hydro, responsável pelo financiamento da obra. Helder destacou que a inauguração da Usina da Paz representa um presente de Natal para Barcarena.
Acompanhado do prefeito Renato Ogawa e de outras autoridades, após o descerramento da placa inaugural, o governador visitou as instalações, conheceu as salas de cozinha, ginástica e música e, em seguida, seguiu para o complexo esportivo, onde a comitiva foi recebida com festa.
O momento mais emocionante da cerimônia aconteceu na quadra poliesportiva, onde o coral de idosos atendidos pelos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município interpretou a canção “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos. A apresentação emocionou o público e deu o tom dos discursos que se seguiram.
A Usina da Paz de Barcarena foi batizada com o nome de Lúcia Ogawa, mulher conhecida por sua fé e esperança em um futuro melhor para a cidade. Mãe do prefeito Renato Ogawa, dona Lúcia deixou um legado de solidariedade e cuidado com o próximo. As autoridades ressaltaram que a homenagem foi justa e simbólica.
A Usina da Paz de Barcarena conta com um complexo esportivo que inclui piscina, quadra de areia, espaços de assistência social, área pet, entre outros ambientes. O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) também implantou um viveiro de plantas no local, com foco em educação ambiental e na divulgação de práticas voltadas à recuperação de áreas degradadas.
Considerado o maior projeto social da América Latina, o programa Usina da Paz chega a Barcarena com a expectativa de atender milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo desde a emissão de documentos até cursos de qualificação profissional. As inscrições já estão abertas.



















