De segunda a sexta de 08:00 às 14:00          Av. Cronje da Silveira, 438 – 68445-000          (91) 99165-1391
O novo mês que começa traz a campanha Fevereiro Roxo e Laranja como alerta à população sobre quatro problemas de saúde que precisam ser conhecidos, para então serem tratados. Fevereiro apresenta os cuidados contra o lúpus, mal de Alzheimer, a fibromialgia e a leucemia.
LÚPUS – é uma doença inflamatória que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. As causas podem ser genéticas, ambientais, hormonais ou infecciosas. Os sintomas pode ser fadiga, febre, dor nas articulações, rigidez muscular e inchaços, entre outros.
ALZHEIMER – é um transtorno que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória. A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. Os sintomas são perda de memória recente, irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.
FIBROMIALGIA – É uma síndrome que engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. As causas podem ser de diferentes fatores como: doenças graves, traumas emocionais ou físicos, mudanças hormonais. A doença incide na nuca, lateral do pescoço, musculatura entre o pescoço e o ombro, ombro, segunda costela, cotovelo, nádegas, quadril e joelhos. Os principais sintomas são dor, desconforto muscular, cansaço, fadiga inexplicável, tristeza, depressão, entre outros.
LEUCEMIA – Trata-se de um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue. Leucemia se desenvolve na medula óssea. A causa da leucemia não é conhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. Sobre os sintomas, pessoas com leucemia podem sangrar excessivamente. Para o diagnóstico é preciso fazer teste de sangue e biópsia da medula óssea.
Ao apresentar esses sintomas, procure imediatamente a UBS do seu bairro. Não deixe de conferir como está a saúde regularmente.
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade