ASSISTÊNCIA SOCIAL: PREFEITURA APRESENTA AVANÇOS DURANTE SESSÃO NA CÂMARA

A Secretária Municipal de Assistência Social de Barcarena, Francinéa Dias, esteve na tribuna da Câmara Municipal de Barcarena na sessão desta terça-feira (16), falando sobre as atividades socioassistenciais desenvolvidas nos últimos dois anos no município.
A gestora apresentou os serviços, programas, projetos e benefícios que atendem a população em situação de vulnerabilidade social, e destacou dados qualitativos e quantitativos referentes ao Cadastro Único e Bolsa Família, mostrando as diferenças entre os programas: “O Cadastro Único caracteriza as famílias em situação de vulnerabilidade social, enquanto o Bolsa Família atende essas famílias com a transferência direta de renda”, afirmou.
Em Barcarena são mais de 17 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família. As famílias foram consideradas perfil pelo Governo Federal para receberem o benefício que contribui para a proteção social, fazendo com que saiam das situações de extrema vulnerabilidade.
Durante a apresentação a secretária também citou o investimento municipal em programas como o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA). O PMAA incentiva a agricultura familiar, a segurança alimentar, nutricional e reduz a fome, fornecendo as chamadas “cestas verdes” para instituições socioassistenciais que atendem crianças, adolescentes, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Questionada sobre dados da FAPESPA/2022 (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas), Francinéa esclareceu que o órgão não cita em nenhum momento a existência de 40 mil pessoas ‘morrendo de fome’ no município. “O barômetro da sustentabilidade avalia a escala rumo à sustentabilidade e avalia indicadores de desempenho dos municípios relacionados ao ecossistema e o bem-estar humano. E Barcarena encontra-se com o melhor desempenho da região do Tocantis”, afirmou.