Assistência Social Promove Recambiamento de Idoso

Após quase dois meses sendo acompanhado pelo projeto Cuidadoso, da Secretaria Municipal de Assistência Social, o senhor José Edimar, de 63 anos, retornou para a sua cidade de origem na tarde da última terça-feira, dia 06.

O recambiamento foi promovido pelo projeto que identificou a sua família em Fortaleza. O reencontro com a irmã Daurineide Soares, que veio até a capital do Pará, aconteceu no Aeroporto de Val-de-Cans. “Vamos cuidar dele, não vai faltar amor e comida para o meu irmão”, afirmou.

Muito emocionada, irmã Daurineide conta que a família havia recebido informações que o idoso já havia falecido e por isso não tinha mais esperança de reencontrá-lo. “Meu coração é só gratidão”, desabafa. O senhor Edimar relata um pouco da experiência com o serviço: “Eu gosto de todas as pessoas que me atenderam, fui muito bem acolhido e não me deixaram faltar nada”.

O idoso foi identificado pela equipe do Creas Henrica de Nazaré, através de encaminhamento da UBS Fazendinha. “O encontramos em condição de abandono, maus tratos e moradia precária e por isso foi inserido no projeto”, explica Zilma Pinheiro, Terapeuta Ocupacional do projeto Cuidadoso.

O senhor Edimar agora passa a ser acompanhado pela rede socioassistencial da cidade onde está morando. “Entramos em contato com o Creas Conjunto Ceará de Fortaleza que vai dar continuidade ao acompanhamento do idoso junto a sua família, para resgate e fortalecimento de vínculos familiares, considerando o afastamento do convívio familiar a mais de 37 anos”, explicou Zilma.