Aproximadamente 70 pessoas entre Conselheiros Tutelares eleitos, suplentes, conselheiros de direitos, técnicos da rede socioassistencial, profissionais da saúde, educação e ministério público estão participando de uma formação específica sobre o atendimento de crianças e adolescentes.
A capacitação prepara os profissionais para a atuação no próximo quadriênio, com informações atualizadas sobre as leis que regem os direitos de crianças e adolescentes. Luciano Betiate, Consultor e Conferencista, destacou a atenção da gestão municipal e do Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA) em proporcionar a formação prévia à posse.
“Isso não é comum em outros municípios do Brasil. Em Barcarena, a gestão municipal está proporcionando uma capacitação de três dias para que saibam atender, dentro da legalidade, crianças, adolescentes e suas famílias com direitos ameaçados ou violados. Isso é muito importante”, frisou Betiate.
As expectativas são de muito aprendizado, inclusive para a secretaria de Assistência Social, órgão responsável pela manutenção dos Conselhos Tutelares. “Espero que eles estejam cada vez mais capacitados e conhecedores de suas atribuições e preparados para um trabalho em rede”, afirmou.
Para o Conselheiro Tutelar, Antônio Raniere, começar o ano capacitado é fundamental para o bom andamento do Conselho. “Todo o conhecimento adquirido certamente produzirá um colegiado mais forte e preparado para atender as demandas diárias”, pontuou.