No ano de 2022, a Defesa Civil de Barcarena realizou um intenso trabalho no município. Em comemoração a este 1º de fevereiro, Dia Nacional da Defesa Civil, números foram divulgados pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, num resumo das ações realizadas.
A Defesa Civil, com a Sinergia, entre as demais secretarias municipais de Barcarena, desenvolve ações que atendem aos 17 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Assim, Barcarena continua sua trajetória para se tornar uma cidade mais resiliente. Como resultado, nos últimos 12 meses, foram realizados 2 simulados, 7 interdições, 28 orientações de proteção e defesa, 20 pareceres e 5 cursos de capacitação.
“Uma produtividade positiva para a estrutura disponibilizada no município para a atuação do órgão. Isso nos motiva a buscar números ainda maiores. Nossa meta para este ano que se inicia, é tornar a Proteção e Defesa Civil ainda mais conhecida e muito mais atuante”, explica Ronaldo Teixeira, coordenador da Defesa Civil de Barcarena.
Teixeira ressaltou o compromisso da prefeitura, em adotar mais um mecanismo de prevenção a desastres na cidade. As parcerias foram realizadas desde março do ano passado, promovendo boas ações no município. Em 2023, novos projetos estão sendo trabalhados em prol da sociedade barcarenense.