O prefeito Renato Ogawa e a vice-prefeita Cristina Vilaça recepcionaram um grupo de delegações da COP 30, em Barcarena, nesta quinta-feira, 13. As delegações saíram de barco de Belém e, antes de chegar à cidade, fizeram a primeira parada na escola ribeirinha do Piramanha, na Ilha das Onças. O ministro das Cidades, Jader Filho, participou da visita.
O indiano Kamal Kishore, representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres e Chefe do UNDRR, e a brasileira Anacláudia Rossbach, diretora executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), estavam entre os visitantes.
Representantes do Reino Unido, Austrália, Dinamarca, Alemanha e Itália participaram da visita. O deputado Lu Ogawa, presidente da Frente Parlamentar da COP da Alepa, vereadores e secretários municipais, como a secretária de Educação, Ivana Ramos, também marcaram presença.
A unidade ribeirinha visitada segue o padrão das novas escolas construídas em Barcarena, com salas climatizadas e acessibilidade adequada. Atualmente, a educação de Barcarena segue um modelo resiliente, com boas práticas para o enfrentamento do calor.
Faz dois anos que a prefeitura instalou na cidade uma usina fotovoltaica geradora de energia solar para abastecer quase todas as mais de cem escolas do município. O resultado disso são as unidades climatizadas com mais conforto térmico para alunos e professores.
“Tenho certeza que essa experiência vai inspirar muitas pessoas no mundo inteiro”, comentou Anacláudia. O chefe da UNDRR também elogiou o trabalho da prefeitura de Barcarena e parabenizou o município pelas iniciativas a favor da Educação. “É maravilhoso ver o trabalho que vocês estão fazendo com as crianças”, disse Kamal.
DESAFIOS – Os agentes da ONU também visitaram a nova escola Checralla Khayat. A unidade é um modelo de modernidade e adequação à realidade dos estudantes. Na quadra da escola, os alunos fizeram uma demonstração das atividades da Feira do Conhecimento nas escolas, que estimula as turmas a produzirem ciência.
No auditório, o prefeito Renato Ogawa fez uma breve exposição sobre projetos de resiliência e sustentabilidade que envolvem os trabalhos das secretarias municipais. “Fico feliz em dividir as experiências de Barcarena, manifestar o desejo de continuar avançando e a vontade de firmar novas parcerias em favor do município”, disse ele.

























