Com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) em Belém, a Prefeitura de Barcarena, em parceria com o SEBRAE e diversos parceiros, está avançando nos preparativos para oficializar e implantar a Sala COP 30 no município. Vários encontros já foram realizados com as secretarias envolvidas.
O mais recente ocorreu no auditório da Subprefeitura, em São Francisco, onde cada parceiro pôde entender melhor o conceito da Sala COP, seus benefícios e as referências que Barcarena apresentará em ações e políticas públicas ambientais e resilientes no evento internacional.
Contou com a presença do secretário Marco Mendes (Seicomtec), José Óscar (Secult) e Bianca Vergolino (Semute). Barcarena será um dos seis municípios do Pará a receber a Sala COP 30, um espaço que ampliará o que a Sala do Empreendedor já oferece no Complexo Comercial e em Vila dos Cabanos.
O objetivo da Sala COP 30 é oferecer soluções diferenciadas para fortalecer políticas públicas voltadas às oportunidades geradas pela conferência, minimizando desafios enfrentados pelos Micro e Pequenos Empreendimentos (MPEs) e potencializando os benefícios decorrentes das demandas do evento.
A Prefeitura, as secretarias e os parceiros levarão seus serviços para dentro da Sala COP 30, visando apoiar, fomentar e fortalecer os pequenos empreendedores. Para isso, novas reuniões serão realizadas, culminando na assinatura do Termo de Adesão e, por fim, na implantação da Sala em Barcarena.