Hoje, Dia Mundial da Infância, a prefeitura de Barcarena reuniu aproximadamente 200 famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz, no Cras Zita Cunha, para uma manhã de muitas brincadeiras e orientações de proteção e promoção da primeira infância.
“Proteger a infância implica cuidados desde a gestação, e na rotina dos bebês dentro de casa não pode faltar estímulos que são indispensáveis para o desenvolvimento em cada fase. Hoje foi dia de reunir essas crianças e suas famílias para celebrar os progressos alcançados na proteção dos direitos fundamentais e reafirmar com os pais a importância do desenvolvimento integral. É na primeira infância que a criança vai desenvolver as bases cognitivas e socioemocionais que vão acompanhá-la para o resto da vida”, comentou Michely Malcher, Coordenadora da Proteção Social Básica.
Em Barcarena, o programa do Governo Federal foi aderido há 4 anos e é executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O público contempla gestantes e crianças de 0 a 6 anos inseridas no Cadastro Único.
O programa acontece por meio de visitas domiciliares que envolvem atividades que estimulam a cognição, coordenação motora, linguagem e o fortalecimento de laços parentais, dando orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.