Mais de 200 pessoas, entre usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) estiveram reunidos nesta quinta-feira (25), na Assembleia de Deus de Barcarena Sede, para a elaboração de propostas de melhorias e avanços da política de Assistência Social a nível municipal.
A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Barcarena debate a reconstrução do Suas, com o tema: “O Suas que temos e o Suas que queremos”. O prefeito Renato Ogawa e a vice Cristina Vilaça, prestigiaram a abertura dos trabalhos e reafirmaram o compromisso da gestão com a proteção social e o cuidado de pessoas.
Convocada pela prefeitura e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a conferência teve a participação do Promotor de Justiça de Barcarena, Márcio Maués e dos vereadores Carlinho Negão, Sinara Vilaça, Rozilda Ribeiro e Sônia Cardoso, a secretária de Assistência Social, Francinéa Dias, a Presidente do CMAS, Natalina Menezes, o Pastor da Assembleia de Deus, Smith Ribeiro e do representante dos usuários da assistência, Ivaldo Alcântara.
A idosa Regina, atendida no Cras Arapari, protagonizou um dos pontos altos da abertura, com a declaração de um poema de autoria própria, onde demonstrou em forma de poesia o valor da pessoa idosa e papel fundamental do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
A palestra Magna foi conduzida pelo professor da faculdade de Serviço Social e Coordenador do Observatório Paraense de Políticas Municipais da UFPA, Ari Loureiro, que introduziu a importância dos eixos trabalhados durante a conferência. “A Assistência tem a capacidade de trazer diante desses processos excludentes, a vida. Trabalhamos com vida, não a vida orgânica, mas enquanto ser social, expressão da cultura, da inteligência e da efetividade, potencializado por meio dessa política.”, afirmou.