A prefeitura de Barcarena, por meio das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, é parceira da iniciativa que vai possibilitar aos agricultores do município a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ainda o recebimento de incentivo financeiro por conservação.
A Ação Integrada do Projeto Floresta+ Amazônia começou nesta terça-feira (3) e vai até quinta-feira (5), em comunidades da zona rural. A primeira ação ocorreu no São Felipe. O governo estadual atua por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Emater.
A ação ocorre também na sede municipal e nas comunidades de São Felipe, Castanhalzinho e Tauporanga. Além de regularizar o CAR, as produtoras e produtores rurais poderão fazer a pré-inscrição na Modalidade Conservação, que apoia financeiramente quem conserva a vegetação nativa.
A ação reconhece o papel dos produtores rurais na manutenção dos serviços ambientais e na conservação da floresta. Possuir o CAR é um dos critérios para participar do Projeto Floresta+ Amazônia.
Para regularizar o CAR do imóvel é necessário apresentar documento pessoal (RG e CPF) e documentação que comprove propriedade ou posse e mapa, ou memorial descritivo, da área rural.