Com o tema “Barcarena 2030: educação, clima e Amazônia – Conectando saberes locais à ação global”, a Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semade), promoveu nesta sexta-feira (6) o 4º Workshop de Meio Ambiente. O evento foi realizado na Escola Khayat e integrou a programação da Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
A abertura contou com a presença do prefeito Renato Ogawa, do secretário municipal de Meio Ambiente, Fellipe Passos, vereadores, palestrantes, empresas privadas e estudantes. A apresentação musical do grupo “Batuqueiros” deu início às atividades, seguidas de palestras com temas urgentes sobre educação ambiental e mudanças climáticas.
A Promotora de Justiça Ana Maria Magalhães de Carvalho abordou a importância da educação ambiental frente à crise climática global. O professor Daniel Araújo Sombra Soares (UFPA) tratou do protagonismo da juventude amazônica na construção de futuros sustentáveis. Já o diretor do Departamento de Proteção Ambiental da Semade, Wanderson Gonçalves, apresentou os impactos das mudanças climáticas no território de Barcarena e estratégias locais para enfrentá-las.
A programação também incluiu uma feira de produtos sustentáveis, distribuição de copos biodegradáveis e coleta de lixo eletrônico em parceria com a empresa Descarte Correto.
Para a estudante Adriele Conceição, o aprendizado foi transformador. “Esse evento nos mostrou como devemos agir no dia a dia, principalmente em casa, com o descarte correto do lixo. Uma frase que marcou foi: ‘O lixo, nas mãos certas, se transforma em luxo’”, destacou.
O workshop reforça o compromisso da gestão municipal com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de número 11 (Cidades Sustentáveis) e 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima).