A Prefeitura de Barcarena foi convidada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) a participar da VIII Plataforma Regional de Redução do Risco de Desastres para as Américas e o Caribe, que teve como tema “Ciência e Tecnologia para a Gestão Integrada do Risco de Desastres”.
O evento, realizado de 28 de fevereiro a 02 de março em Punta del Este no Uruguai, tem como objetivos: avaliar a implementação de estratégias de redução de risco de desastres que estão alinhadas com o Marco de Sendai, avaliar o nível de progresso feito para identificar lacunas e prioridades, compartilhar experiências, trocar conhecimentos, fazer acordos sobre as principais prioridades regionais para a redução do risco de desastres nas Américas e na região do Caribe, fazer recomendações para o desenvolvimento da próxima Plataforma Global.
Durante a sessão sobre Hubs de Resiliência da iniciativa MCR 2030, realizada no dia 01 de março, a Prefeitura de Barcarena formalizou sua candidatura como Hub para cidades pequenas e médias da Pan Amazônia. Isto significa que Barcarena está se colocando à disposição do UNDRR para promover a iniciativa MCR 2030 na região, compartilhar suas experiências e aprendizados no cumprimento das Etapas para a construção da resiliência de Barcarena e apoiar tecnicamente o engajamento de outras cidades amazônicas na iniciativa.
A candidatura de Barcarena será submetida ao Comitê Regional do UNDRR e, se aprovada, segue para apreciação do Comitê Global.