O Projeto Identidades Ribeirinhas, desenvolvido pela Prefeitura de Barcarena por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS Arapari, proporcionou uma experiência enriquecedora aos adolescentes da região das ilhas.
Na atividade prática, os jovens fotógrafos e redatores visitaram a fábrica artesanal Elka Cacau & Chocolates, às margens do rio Arauaia. A aula foi uma imersão na bioeconomia amazônica e na valorização da cultura ribeirinha.
Durante a visita, os adolescentes acompanharam a colheita, o manejo e todo o processo artesanal de produção do chocolate, registrando cada etapa com orientação do professor de fotografia.
A estudante Aline Manoela Silva Martins, 12 anos, moradora do rio Arapari, descreveu a emoção de viver essa experiência:
“Eu gostei muito. A experiência de chegar, sentir o sabor e aprender a fazer foi incrível. Ela colocou o chocolate em cima da mesa pra gente sentir a textura. Era o meu sonho ir a uma fábrica de chocolate e espero voltar lá mais vezes. Gostei de ver a produção de cacau e aproveitei pra fazer fotos do cacaueiro.”
A aula também contou com a acolhida da empreendedora Elka, fundadora da Elka Cacau & Chocolates, que destacou:
“Foi bastante interessante receber os alunos do Projeto Identidades Ribeirinhas, onde tivemos uma vivência encantadora. Essa troca de conexão foi muito importante. Espero que possamos repetir essa experiência maravilhosa.”
A Elka Cacau é referência em sustentabilidade, com produção baseada na adubação natural das marés e em práticas que respeitam a floresta de várzea preservada. Um convite para conhecer o cultivo do cacau selvagem e a cultura das comunidades que tiram da floresta seu sustento e identidade.











