EDUCAÇÃO DE BARCARENA GANHA MAIS UM RECONHECIMENTO NACIONAL

O primeiro município do país a aderir com 100% das unidades escolares no programa Escola Azul foi Barcarena. Por essa razão, na semana passada, a cidade foi parabenizada e homenageada durante o encontro Cultura Oceânica na Educação, ocorrido em Santos, interior de São Paulo. Na ocasião, três professores da rede barcarenense foram contemplados com bolsas do Clube de Cultura Oceânica Escola Azul, para desenvolver atividades educacionais em sala de aula.
O prefeito Renato Ogawa aderiu aos programas Cultura Oceânica e Resiliência no início de sua gestão e os frutos do reconhecimento das ações começam a aparecer agora, dando exemplo de responsabilidade sustentável. É mais uma demonstração de que o governo local está afinado com as políticas de enfrentamento das mudanças climáticas e também com as ações preparatórias à COP 30, que ocorrerá ano que vem no estado.
O encontro de Santos foi importante para celebrar as iniciativas de Barcarena inseridas nessa agenda mundial. Embora a cidade não seja banhada pelo Atlântico, o município tem a influência do mar e desafios para preservar a cultura dos rios. “O nosso mar não é azul. O mar da região Norte, com muito orgulho, é marron”, disse a secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, que participou da cerimônia e destacou o trabalho dos educadores do município.
Os professores Reginaldo da Conceição (escola do Arapari), Ewelin Camila Marques (escola José Humberto Souza do Nascimento, na Vila dos Cabanos) e Laura Nazareth Rasselem (escola Laurival Campos Cunha, na Ilha Trambioca) receberam bolsas do Clube de Cultura Oceânica Escola Azul. Três estudantes da escola Maria Rosângela, no bairro da Pedreira, também foram pré-selecionados para a bolsa de Iniciação Científica Júnior.
SOBRE O ESCOLA AZUL – O projeto Escola Azul é um convite a todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, perto ou longe do mar, a trabalharem o tema oceano de forma integrada e transversal em seus currículos escolares, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo e envolvendo ativamente a comunidade escolar na Cultura Oceânica.
Mais de 260 escolas participam do projeto, em todas as regiões do Brasil, reunindo cerca de 84 mil estudantes e 900 docentes. Integra ainda a rede Escola Azul Atlântico, que engloba 18 países engajados a implementarem essa agenda, respeitando e valorizando suas características socioambientais, culturais e econômicas.