De segunda a sexta de 08:00 às 14:00          Av. Cronje da Silveira, 438 – 68445-000          (91) 99165-1391

WORKSHOP SOBRE RESILIÊNCIA DOS SISTEMAS ALIMENTARES: FORTALECENDO A PRODUÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS EM BARCARENA

0
Hoje, a Prefeitura de Barcarena reuniu agentes locais dos sistemas alimentares do município para o workshop “Capacidade de Resiliência dos Sistemas de Produção, Transformação e Distribuição de Alimentos”, conduzido por uma equipe técnica do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.
Os grupos de trabalho atuaram na produção de um diagnóstico participativo sobre o sistema alimentar de Barcarena, com foco na sustentabilidade, avaliando como a população se alimenta e a resiliência do sistema frente a choques e desastres.
O diagnóstico analisa a situação atual de Barcarena, identifica fragilidades e propõe um plano de ação. “É a primeira vez que estamos desenvolvendo essa metodologia integrada, e Barcarena é uma das três cidades-piloto onde estamos implementando essa abordagem, que combina três áreas: redução de riscos e desastres, sistema alimentar e questão ambiental”, afirmou Rafael Leão, Oficial de Programas do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.
Durante a abertura do evento, a vice-prefeita de Barcarena, Cristina Vilaça, lembrou que, há mais de 10 anos, o município vem atuando de forma alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, desde 2021, assumiu o compromisso Construindo Cidades Resilientes.
“Estamos focados em fomentar e manter um sistema alimentar inclusivo, com geração de renda e respeito às nossas tradições barcarenenses e amazônicas. Essa prática trouxe o reconhecimento da UNDRR, que escolheu nosso modelo para o Diagnóstico Participativo da Resiliência do Sistema Alimentar de Barcarena. Às vésperas da COP30, nossa participação aqui, como hub de resiliência da Amazônia, tem muito a contribuir para o bem comum em nossa casa comum”, afirmou Cristina Vilaça.
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade